Agência Panafricana de Notícias

Governador queniano detido por posse ilegal de armas de fogo solto sob caução

Nairobi, Quénia (PANA) - O governador queniano Okoth Obado, detido quarta-feira última por posse ilegal de armas de fogo, foi libertado esta sexta-feira por um Tribunal de Nairobi após o pagamento de uma caução de cinco mil dólares americanos.

A libertação do governador do distrito de Migori surge quase três semanas depois de o Alto Tribunal o libertar sob caução num outro caso em que ele é acusado de ter assassinado a sua namorada grávida, Sharon Otiendo.

A Comissão de Ética e Luta contra a Corrupção (EACC) abriu um inquérito sobre um suposto caso de corrupção no valor de 20 milhões de dólares americanos no distrito de Migori.

Suspeições de corrupção afetam o governador que estava igualmente na posse de oito armas de fogo nas suas residências de Nairobi e Migori.

Os inquiridores querem saber as razões desta posse de armas pelo governador, enquanto o Estado protege personalidades do seu estatuto, desdobrando polícias armados para a sua segurança.

As altas personalidades são igualmente autorizadas a ter armas de fogo, pelo menos uma pistola ou um revólver fornecido pelo Estado.

No caso da posse de armas de fogo, a magistrada do Tribunal de Kibera, Joyce Gandani, rejeitou o pedido do Ministério Público de manter Obado em detenção durante 15 dias suplementares.

Ela ordenou o acusado a apresentar-se cada 15 dias nas instalações da Direção de Investigações Criminais.

-0- PANA DJ/MA/AKA/AAS/SOC/FK/IZ 16nov2018