Agência Panafricana de Notícias

Governador do Banco Central da Nigéria defende reconstrução de reservas do país

Lagos, Nigéria (PANA) – A Nigéria deve concentrar-se na reconstrução das suas reservas e na estabilização das taxas de câmbio para proteger a sua economia de outros choques devido a incertezas da economia mundial, disse o governador do Banco Central da Nigéria (CBN), Sanusi Lamido Sanusi.

A reconstituição da conta dos excedentes petroleiros, esgotada em 2009 na sequência da queda dos preços do petróleo, necessita de uma verdadeira vontade política, considerou Sanusi, citado no jornal privado Guardian.

"As perspetivas da economia mundial são incertas e é essencial que recomecemos a poupar em previsão do pior em caso de degradação da situação", acrescentou Sanusi.

Na sua ótica, Isto depende de um acordo entre todos os atores políticos envolvidos.

Ele sublinhou igualmente que o reajuste estrutural é também uma preocupação maior e que se deve chegar a um ponto em que "tenhamos uma infraestrutura graças a qual, o balanço financeiro do Governo não seja o principal motor dos investimentos".

O governador do Banco Central da Nigéria classificou como infraestrutura eficaz e produtiva, bem como a energia e transformação agrícola que permitirá a criação de projetos e empresas bancários.

-0- PANA SB/SEG/NFB/JSG/IBA/CJB/DD 30mai2012