Agência Panafricana de Notícias

Governador do Banco Central da Nigéria evoca eventualidade de revolução no seu país

Lagos, Nigéria (PANA) – O governador do Banco Central da Nigéria (CBN), Sanusi Lamido Sanusi, advertiu que o vento da revolta que sopra atualmente no mundo árabe poderá chegar ao seu país se este não utilizar de maneira adequada os seus abundantes recursos naturais.

« Se não fizermos uma boa utilização dos nossos vastos recursos naturais, se não aproveitarmos este potencial, o que ocorre nos países da África do Norte acontecerá igualmente aqui », declarou.

Sanusi lançou esta advertência no fim de semana em Nsukka, no Estado de Enugu (Sudeste), pouco depois de receber o diploma de Doutor em Administração de Negócios da Universidade da Nigéria, por ocasião da sua 40ª cerimónia de entrega de diplomas.

« Devemos utilizar os abundantes recursos naturais deste país para fazer da Nigéria a China de África e evitar o tipo de revolução que se observou no Egito e na Tunísia, entre outros », afirmou Sanusi.

Deplorou que a Nigéria continue « a viver no oceano do subdesenvolvimento, apesar dos seus vastos recursos naturais » e que apesar da existência de importantes recursos petrolíferos, de gás, de mandioca e de algodão, o país continua a importar eletricidade e alimentos.

O governador do CBNa exortou os Nigerianos a lançar o desenvolvimento do seu país, ao sublinhar que os estrangeiros não são os melhores colocados para responder às necessidades da Nigéria em matéria de desenvolvimento.

-0- PANA VAO/FJG/SSB/MAR/TON 27fev2011