Agência Panafricana de Notícias

Golpista Burkinabes abrem fronteiras terrestres e aéreas

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Os golpistas no poder no Burkina Faso desde quarta-feira última à noite, depois de destituir o Governo de Transição, abriram as fronteiras terrestres e aéreos depois de as terem encerrado logo depois do golpe de Estado.

« As fronteiras terrestres e aéreas foram abertas a partir desta sexta-feira às 12 horas (hora local) », anunciou o Conselho Nacional para a Democracia (CND), a junta militar, num comunicado lido na Televisão Nacional.

Quinta-feira última à noite, o CND autorizou os peregrinos a efetuarem a viagem por lugares santos do Islão.

Anunciou, além disso, numa declaração assinada pelo general Gilbert Diendéré, novo líder do Burkina Faso, a libertação do Presidente de Transição, Michel Kafando, e dos seus ministros.

Do seu lado, o presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT, Parlamento interino), Chérif Sy, declara-se Presidente interino e apela ao Regimento da Segurança Presidencial (golpistas) para se render.

Uma equipa de mediação africana liderada pelos Presidentes senegalês, Macky Sall, e beninense, Boni Yayi, era esperada esta sexta-feira em Ouagadougou às 11 horas (hora local).

-0- PANA NDT/IS/FK/DD 18set2015