Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O golpe de Estado da 24 de janeiro último, que derrubou o então Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, causou duas mortes e uma dúzia de feridos, anunciou domingo a Presidência num comunicado.
Segundo a nota da direção da Comunicação da Presidência, na sequência dos acontecimentos de 23 e 24 de janeiro de 2022, que culminaram com o Movimento Patriótico para a Salvaguarda e Restauração (MPSR), o Presidente do Burkina Faso deu instruções aos serviços competentes para abrirem um inquérito sobre os danos colaterais causados.
"O balanço reportado até ao dia 20 de fevereiro de 2022 relata duas mortes e uma dúzia de civis feridos por balas perdidas", diz o comunicado.
A mesma fonte precisou que o Presidente burkinabe, o tenente-coronel Paul-Henri Sandaogo Damiba, ordenou logo que fossem tomadas medidas junto das famílias das vítimas a fim de as apoiar moralmente, cuidar dos feridos e recolher suas preocupações.
"o tenente-coronel Damiba deu ao mesmo tempo os seus pêsames às famílias enlutadas e os seus desejos de rápidas melhoras aos feridos. Assegurou ao público que todas as medidas foram tomadas para apoiar e assistir as vítimas e as suas famílias", sublinha o comunicado.
-0- PANA NTDD/JSG/DIM/DD 21fev2022