Agência Panafricana de Notícias

Gilchrist Olympio regressa ao Togo para eleições presidenciais

Lomé- Togo (PANA) -- O presidente nacional da União das Forças de Mudança (UFC, oposição), Gilchrist Olympio, regressou a Lomé domingo à tarde pela fronteira entre o Gana e o Togo, onde foi acolhido por uma multidão e simpatizantes vestidos de amarelho.
A multidão, agrupada ao longo da via, entoava slogans favoráveis à mudança e à alternância nas eleições presidenciais de 4 de Março próximo.
O regresso de Gilchrist Olympio, segundo a constatação feita na fronteira e em vários bairros da capital, galvanizou os militantes que fizeram uma verdadeira demonstração de mobilização nos seus bastiões e nas ruas.
Grupos de fanfarras, de dançarinos, de jovens com apito na boca manifestavam a alegria de encontrar o seu líder, que normalmente deveria ser o candidato do partido às eleições presidenciais.
Alguns militantes, de moto ou a pé, com o corpo aureolado de ramos, símbolo do partido, faziam campanha para o candidato da UFC.
Gilchrist Olympio, que desconseguiu vir a Lomé a tempo para exames médicos indispensáveis para o seu dossiê de candidatura, foi substituído pelo seretário-geral do partido, Jean-Pierre Fabre, na corrida à Presidência da República.
Vários militantes que estavam decepcionados pela exclusão do seu líder das eleições presidenciais reclamavam por ele ao lado do candidato da UFC, desejo realizado por Gilchrist Olympio, que participou numa caravana com Jean-Pierre Fabre.