Agência Panafricana de Notícias

Ghana perde cerca de $ 700 milhões com baixa de preço de petróleo

Accra, Gana (PANA) – O Ghana vai perder cerca de 700 milhões de dólares de receitas petrolíferas este ano devido à baixa do preço desta matéria-prima no mercado mundial, anunciou o Presidente John Dramani Mahama.

Falando perante os seus compatriotas residentes na Alemanha, durante a sua visita, o chefe do Estado ganense indicou que as receitas petrolíferas deverão passar de uma média de 1,2 bilião para 500 milhões de dólares americanos.

O Presidente Mahama afirmou que o caráter imprevisível da economia mundial e o seu modo de afetar as nações significavam que o Ghana, uma jovem nação produtora de petróleo, não podia esperar muito do crude para a sua sobrevivência.

Ele disse que "os desafios económicos que enfrentamos remontam ao período 2010/2011 quando as receitas dos nossos principais produtos - cacau e ouro - baixaram".

Segundo o Presidente do Ghana, uma nova política de harmonização dos salários dos funcionários aumentou também a massa salarial de três para oito biliões de cedis ghanenses (1 dólar americano = 3,3 cedis ganenses).

Os preços do cacau, segundo o Presidente Mahama, começaram a subir, mas não os do ouro.

Ele explicou que enquanto o país não mudar radicalmente a estrutura da sua economia, para passar do estatuto de produtor de matérias-primas ao de fabricante de produtos acabados, será difícil recuperar a sua economia.

"Para ajudar a nação o Governo decidiu adotar um programa do Fundo Monetário Internacional (FMI)", disse manifestando o desejo de o Ghana lançar este programa nas próximas semanas.

Ele garantiu que antes de o programa do FMI iniciar as medidas económicas nacionais introduzidas pelo Governo tinham restaurado a estabilidade na economia.

O Presidente Mahama pediu ao público para não culpabilizar o Governo e juntar-se aos seus esforços para que a nação se desenvolva.

Ele indicou que desde a sua ascensão à Presidência decidiu não culpar ninguém pelas dificuldades do país, mas antes trabalhar para encontrar soluções aos problemas.

O Presidente ghanense declarou que cada chefe de Estado desde a independência desempenhou o seu papel no desenvolvimento da nação.

-0- PANA MA/SEG/FJG/JSG/IBA/CJB/TON 23jan2015