Agência Panafricana de Notícias

General Konaté adverte militares de qualquer acto subversivo na Guiné-Conakry

Conakry- Guiné (PANA) -- O Presidente da transição conakry-guineense, o general Sékouba Konaté, advertiu sexta-feira os militares do Campo Alpha Yaya Diallo (Estado-Maior General do Exército) de "qualquer acção subversiva", soube sábado a PANA de fonte militar.
O general Konaté informou os militares sobre a evolução do processo eleitoral e estimou que a paz está de volta ao país que tem doravante a confiança nos parceiros do desenvolvimento.
"Os aspectos civis são resolvidos e os aspectos militares sê-lo-ão com a ajuda dos nossos parceiros.
Os que vierem depois de nós continuarão esta reforma do Exército pois é um processo a longo prazo", disse nomeadamente o general Konaté.
Ele agradeceu à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e aos Estados Unidos, a promessa feita pelas suas delegações, que visitaram recentemente a Guiné-Conakry, de apoiar o país na reconstrução do seu Exército.
O general Konaté advertiu "os desmancha-prazeres" de que, qualquer pessoa, principalmente sargentos, que se intrometesse em falsos problemas, será expulso do Exército.
O Presidente interino da Guiné-Conakry lançou ainda uma mensagem similar aos "que se escondem e realizam reuniões secretas nos bosques", bem como aos que, "movidos pelo etnocentrismo", tentassem sabotar o processo democrático.