General Al-Burhan forma novo Conselho de Transição no Sudão
Cartum, Sudão (PANA) - O líder dos golpistas no Sudão, o general Abdel Fattah al-Burhan, formou um novo Conselho Provisório de Transição, sob a sua liderança, para substituir o Governo de Transição derrubado pelo golpe de Estado, a 21 de setembro último, soube a PANA de fonte oficial.
O conselho de 14 membros inclui cinco generais e nove civis, sem nenhum membro civil do elenco anterior, de acordo com a Agência de Notícias Sudanesas (SUNA).
O general Mohamed Hamdan Daglo mantém o seu cargo de vice-presidente do Conselho.
De acordo com a SUNA, o general Burhan prestou juramento quinta-feira perante o presidente do Supremo Tribunal, Abdel Aziz Fattah al-Rahman, como Presidente do Conselho Soberano de Transição.
No entanto, o representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas no Sudão, Volker Perthes, exprimiu uma preocupação com a nomeação unilateral dos membros do Conselho no poder.
Num tweet da Missão Integrada das Nações Unidas para Assistência à Transição no Sudão, Perthes informou o Conselho de Segurança sibre o sucedido na noite de quinta-feira última.
A seu ver, a nomeação unilateral de um novo Conselho Soberano pelo general torna cada vez mais difícil o retorno à ordem constitucional no Sudão.
O Exército sudanês mantém as suas posições, apesar da condenação internacional do golpe de Estado e pede o reestabelecimento do Conselho anterior.
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/MAR/DD 12nov2021