Agência Panafricana de Notícias

Gasoduto da África Ocidental disponível em finais de 2009

Cotonou- Benin (PANA) -- As primeiras entregas de gás do Projecto de Gasoduto da África Ocidental (PGAO) que deve servir o Benin, o Togo, o Gana a partir do gás nigeriano estarão disponíveis antes de finais do ano em curso, soube-se segunda-feira junto do Ministério beninense da Energia.
Um novo calendário já foi adoptado e todas as disposições foram tomadas para que o projecto lançado em 2003 e que deveria arrancar em 2006 seja operacional antes do fim 2009, precisou.
No fim-de-semana passado, os ministros encarregues da Energia dos quatro países reuniram-se em Cotonou com vista a discutir novas estratégias a instaurar para uma dinamização do projecto.
O PGAO é um projecto sub-regional de transporte de gás natural da Nigéria para o Benin, o Togo e o Gana.
Estmado em 500 milhões de dólares americanos, o PGAO é um dos maiores projectos integradores que permitirá resolver de maneira duradoura os problemas energéticos da sub-região.
Ele visa levar o gás natural produzido na Nigéria, passando por uma rede de interconexão denominada gasoduto que liga a praia de Lagos a Takoradi no Gana, numa extensão de cerca de 650 quilómetros.