Agência Panafricana de Notícias

Ganenses votam para eleições locais

Accra, Gana (PANA) - Os Ganenses rendem-se às urnas esta terça-feira para eleger os membros das assembleias metropolitanas, municipais e de distrito e do comité das unidades locais do país.

A presidente da Comissão Eleitoral, Charlotte Osei, declarou que tudo estava pronto para as eleições locais que decorrem todos os quatro anos.

Os boletins de voto foram impressos e enviados para as regiões, enquanto 40 mil membros das forças de segurança foram desdobrados no país para garantir o bom desenrolamento do escrutínio.

Osei revelou que 18 mil e 885 candidatos, incluindo mil e 102 mulheres e 17 mil e 783 homens, disputam os assentos das assembleias de distrito.

No total 43 mil e 585 candidatos, incluindo 12 mil mulheres e 31 mil e 585 homens, disputam as eleições dos comités de unidade.

A votação não vai decorrer em alguns distritos onde injunções judiciais interromperam o processo e ou os mandatos das assembleias não expiraram.

A Comissão Eleitoral aumentou o número das assembleias de voto que passaram de 26,2 mil para 30 mil para as eleições para que cada assembleia não receba mais de 850 eleitores para acelerar o processo.

As eleições locais no Gana não abrangem os partidos políticos, mas estes apoiam diversos candidatos.

A CE desqualificou os candidatos que usaram emblemas dos partidos.

Contrariamente às eleições presidenciais e legislativas, onde uma taxa de participação de 80 porcento foi registada em 2012, as eleições a nível dos distritos em 2010 tiveram uma taxa de participação de 35,27 porcento.

O número total dos eleitores inscritos corresponde a cerca de 14,1 milhões.

A taxa de participação mais forte nas eleições autárquicas foi de 59 porcento em 1988, quando o conceito foi introduzido para descentralizar a administração.

-0- PANA MA/SEG/FJG/JSG/MAR/TON 1set2015