Agência Panafricana de Notícias

Ganense Ibn Chambas designado secretário-geral do Grupo ACP

Bruxelas- Bégica (PANA) -- O Ganense Mohamed Ibn Chambas, de 57 anos de idade, actual presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), foi designado por consenso, segunda-feira, em Bruxelas, secretário-geral do Grupo dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), soube-se terça-feira de fonte oficial na capital belga.
Os ministros do Grupo ACP encarregues da Cooperação escolheram-no em detrimento do embaixador de Cabo Verde, Wahnon Ferreira, acutal decano do Corpo Diplomático ACP em Bruxelas.
Ibns Chambas beneficiou do facto de estar à frente da Comissão da CEDEAO, organização sub-regional que tem no seu seio a Nigéria, país mais povoado de África com mais de 120 milhões de habitantes.
A primeira tarefa do novo secretário-geral do Grupo ACP que sucede a John Kaputin, da Papua Nova Guiné (Pacífico), será conseguir desbloquear as negociações para a conclusão dos Acordos de Parceria Económica (APE) entre as seis regiões deste conjunto e a União Europeia.
Excepto as Caraíbas, nenhuma outra região do Grupo ACP assinou um APE completo com a UE.
Alguns países africanos assinaram acordos interinos de livre comércio compatíveis com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), enquanto se aguarda pela conclusão eventual de APE completos.