Agência Panafricana de Notícias

Gana salva honra africana no Mundial 2010 na África do Sul

Nelspruit- África do Sul (PANA) -- A primeira fase do Campeonato do Mundo de futebol de 2010 encerrou sexta-feira, na África do Sul, com a confirmação das tendências iniciais que apontavam para a sobrevivência do Gana como única equipa africana apurada para os oitavos-de-final, de um total de seis.
A elimanação das seleções africanas desta prova foi inaugurada pelos anfitriões Bafana Bafana, a 22 de Junho corrente, apesar da sua vitória sobre França (2-1), e concluída nesta sexta-feira pelos Elefantes da Côte d'Ivoire.
Estes últimos, que, de repente, viram o seu apuramento condicionado a uma proeza-milagre de marcar um mínimo de 10 golos e não consentir nenhum, na sua última partida, só puderam "salvar a honra" com a tardia vitória de 3-0 sobre os estreantes Coreanos do norte.
Nessa altura, já estavam também arredados da competição os seus "irmãos" da Nigéria e da Argélia, travados respetivamente pela Coreia do Sul (2-2) e pelos Estados Unidos (0-1), nas suas últimas partidas da fase de grupos.
A mesma sorte tiveram ainda os "Lões Indomáveis" dos Camarões, que, já eliminados de forma antecipada em função da sua má prestação inicial, acabaram por despedir-se da prova com uma nova derrota, diante dos Neerlandeses (1-2).
Os Lões Indomáveis de Samuel Eto'o Fils somaram-se assim o pior balanço das cinco presenças africanas eliminadas.
Consentiram três derrotas em três jogos, enquanto a África do Sul e a Côte d'Ivoire se colocaram no extremo oposto com apenas uma derrota, um empate e uma vitória.
A posição intermédia é preenchida pela Nigéria e pela Argélia, ambos com duas derrotas e um empate.
Os outros países qualificados juntamente com o Gana para os oitavos-de-final são o México, o Uruguai, a Argentina, a Coreia do Sul, os Estados Unidos, a Inglaterra, a Alemanha, a Eslováquia, os Países Baixos, Portugal, o Brasil, Espanha, o Japão, o Paraguai e o Chile.