Gana gasta $ 35 milhões para testar casos suspeitos de covid-19
Accra, Gana (PANA) - O Governo do Gana declarou ter gastado 35 milhões de dólares americanos para testar mais de 350 mil casos suspeitos de covid-19.
O diário governamental "Daily Graphic", que cita o vice-ministro da Saúde, Bernard Oko Boye, indica que este valor não faz parte das despesas relacionadas ao reforço das capacidades de teste.
Disse que cada teste de reação em cadeia da polimerase (PCR) custa em média 100 cólares. Os testes de PCR são usados para detetar as informações genéticas do vírus e também dar uma indicação de quem está infetado com a doença.
Além disso, a direção nacional da saúde, do Serviço Ganense da Saúde (GHS), anunciou terça-feira que o Gana registou 559 novas infeções, num total de 28 mil 989 casos confirmados.
O diretor-general do GHS, Patrick Kuma-Aboagye, declarou numa conferência de imprensa, em Accra, que 25 mil 331 pacientes foram tratados e curados.
O país soma, portanto, três mil 505 casos ativos, dos quais 18 por cento são sintomáticos. Segundo o diretor do GHS, isto significa que mais de 82 por cento dos casos ativos da covid-19 no país são assintomáticos e, portanto, assistidos em casa.
O país regista um total de 153 óbitos provocados pelo vírus.
“Até ontem (segunda-feira), quando concluímos a nossa recolha de dados, tínhamos 3.505 casos ativos. Isto representa 12,2 por cento de todos os casos já relatados. A nossa taxa de cura é de aproximadamente 84,7 por cento dos casos. Isso nos dá um valor cumulivo, a partir de 12 de março, quando o primeiro caso foi registado. Totalizamos 153 mortes, ou 0,53 por cento dos casos”, afirmou.
Até agora, 353 mil 752 testes foram realizados no Gana desde que o país registou os seus dois primeiros casos.
Até 21 de julho, um total de 23 mil amostras de covid-19 ainda estão por analisar.
Segundo as autoridades sanitárias, o número de testes realizados por milhão de habitantes indica o engajamento do Governo de combater a pandemia.
-0- PANA MA/NFB/IS/MAR/IZ 21julho2020