Agência Panafricana de Notícias

Gana faz primeira vitória africana no Mundial da África do Sul

Pretória- África do Sul (PANA) -- O Gana conquistou a primeira vitória africana no Mundial de futebol de 2010 ao derrotar a Sérvia por 1-0 domingo à tarde, na capital sul-africana, Pretória, com golo de Gyan na transformação de uma grande penalidade aos 83 minutos.
O Sérvio Kuzmanovic tocou a bola com a mão dentro da sua área, levando o árbitro a assinalar o penalte e a mostrar-lhe de seguida o cartão amarelo.
A partida disputada no Estádio Loftus Versfeld de Pretória foi pontuável para a primeira jornada do Grupo D da fase final do Mundial 2010, que decorre na África do Sul de 11 de Junho a 11 de Julho.
Noutro jogo disputado horas antes no Estádio Peter Mokaba, em Polokwane, a Argélia, outro dos seis representantes africanos na competição mundial, perdeu para a Eslovénia por 0-1 na última partida da primeira jornada do Grupo C.
A primeira jornada neste Grupo abriu sábado com o empate entre os Estados Unidos e a Inglaterra (1-1) em jogo decorrido diante de mais de 38 mil espetadores, no Estádio Royal Bafokeng, em Rustenburg.
O Grupo D também encerra a sua primeira jornada este domingo com a partida Alemanha-Austrália, no Estádio Moses Mabhida, em Durban.
Os demais representantes africanos que jogaram até aqui são os anfitriões Bafana Bafana, que empataram com a seleção mexicana por 1-1, na abertura do torneio, a 11 de Junho corrente (Grupo A), e os Super Águias da Nigéria vencidos no dia seguinte pela Argentina por 0-1 (Grupo B).
Estão ainda por estrear-se as seleções dos Camarões e da Côte d'Ivoire que devem defrontar respetivamente as suas congéneres do Japão e de Portugal.
O jogo Japão-Camarões vai marcar, segunda-feira, a abertura da primeira jornada no Grupo E, no Estádio Free State, em Bloemfontein, ao passo que o Cote d'Ivoire-Portugal, a decorrer no dia seguinte, no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, contará para a primeira jornada do Grupo G.