Agência Panafricana de Notícias

Gana extradita Blé Goudé para Côte d'Ivoire

Accra, Gana (PANA) – O Gana extraditou sexta-feira o líder dos Jovens Patriotas ivoirienses, Charles Blé Goudé, para o seu país 24 horas depois da sua detenção, soube-se em Accra de fonte das forças de segurança.

A extradição rápida de Blé Goudé, líder da organização juvenil próxima do antigo Presidente ivoiriense Laurent Gbagbo, surpreendeu os seus advogados ganenses que denunciaram a atitude do Governo e das forças de segurança nacional, que consideraram "ilegal".

Blé Goudé tinha fugido da Côte d’Ivoire pela fronteira oriental com o Gana depois da captura do Presidente Gbagbo, que se recusava a abandonar o poder apesar da sua derrota nas eleições presidenciais de 2010.

Ele estaria implicado em crimes contra os direitos humanos cometidos durante os confrontos que opuseram os partidários de Gbagbo aos do Presidente Alassane Ouattara, declarado vencedor das últimas eleições presidenciais.

Blé Goude é a segunda figura próxima do antigo Presidente Gbagbo detida no Gana depois de Justin Kone Katinan, que se opõe, desde a sua detenção no ano passado, à sua extradição para a Côte d’Ivoire.

-0- PANA MA/ASA/AAS/SOC/CJB/TON 19jan2013