Agência Panafricana de Notícias

Gana elimina Burkina Faso para defrontar Angola

Luanda- Angola (PANA) -- O Gana eliminou terça-feira o Burkina Faso (1-0) e vai defrontar Angola na partida inaugural dos quartos-de-final do CAN 2010, domingo próximo, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda.
À entrada desta partida pontuável para a terceira e última jornada da primeira fase do Grupo B, os Burkinabes gozavam de uma ligeira vantagem de um ponto contra zero ponto dos seus adversários mas não conseguiram contrariar a reviravolta imposta por estes últimos.
O Burkina Faso trazia esta vantagem inicial do seu jogo inaugural em que empataram por 0-0 contra a Côte d'Ivoire, actual líder da série D, e um novo empate diante do Gana nesta última partida era o quanto bastava para garantir o seu apuramento.
Mas os Ganenses que vinham duma derrota de 1-3 diante dos Ivoirienses no seu primeiro jogo revelaram-se mais empreendedores desde o início até abrirem o marcador aos 30 minutos do jogo por intermédio de Ayew, filho do ex-internacional e capitão do Gana Abedi Ayew "Pele".
Apesar do abrandamento que começaram a acusar nos derradeiros minutos da partida, os seus adversários não foram capazes de inverter o curso dos acontecimentos a seu favor, desperdiçando muitas oportunidades de golo.
Com esta qualificação do Gana, completa-se o primeiro quarteto de selecções nacionais apuradas para os quartos- de-final do 27º Campeonato Africano das Nações em futebol (CAN Orange Angola 2010).
A Côte d'Ivoire foi a primeira equipa a garantir a sua qualificação no Grupo B que esteve sediado em Cabinda (norte de Angola) e disputado por apenas três selecções em virtude da retirada do Togo.
Na próxima fase, ela vai defrontar a Argélia enquanto segundo classificado do Grupo A liderado por Angola, numa partida a ter lugar no mesmo domingo mas no Estádio Nacional do Chiazi (Cabinda).
Falta definir o segundo classificado da série C que deverá acompanhar o líder, Egipto, nos quartos-de-final, bem como os dois apurados da série D actualmente liderada pelo Gabão mas cuja qualificação está ainda por determinar.
O segundo passe do Grupo C vai ser disputado esta quarta- feira pelas selecções do Benin (Benguela), da Nigéria e de Moçambique (Lubango), ao passo que os assentos da série D nos quartos-de-final serão determinados pelos jogos Gabão-Zâmbia (Benguela) e Camarões-Tunísia (Lubango).