Gana e Côte d'Ivoire reforçam estratégias de fixação do preço de cacau
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O diretor executivo do Órgão Regulador do Setor do Cacau do Gana (GCB), Joseph Boahen Aidoo, indicou quarta-feira, em Abidjan, que a Côte d’Ivoire e o Gana se comprometeram a trabalhar juntos para o reforço das suas estratégias face aos mecanismos de fixação dos preços nos mercados.
"Viemos partilhar os resultados dos nossos trabalhos com o primeiro-ministro, Patrick Achi. Falamos das estratégias comuns dos dois países, na sequência de diferentes ações do mercado que põem em perigo algumas atividades da Iniciativa, nomeadamente o mecanismo de fixação dos preços, que sofreu algumas situações que vamos corrigir”, declarou Joseph Boahen Aidoo.
O responsável ganense falava no termo de uma audiência com o primeiro-ministro ivoiriense, segundo um comunicado governamental publicado nesta quinta-feira.
Ele precisou que peritos dos dois países se reuniram para encontrar soluções para os problemas registados na aplicação dos mecanismos de fixação dos preços do cacau, visando oferecer receitas decentes aos produtores.
"Todas essas soluções que foram apresentadas ao primeiro-ministro serão brevemente objeto de aplicação”, garantiu.
O comunicado do Governo ivoiriense lembra que, na sequência da primeira reunião do Comité Economia e Comercialização da Iniciativa Cacau Côte d’Ivoire-Gana (ICCIG), que agrupou delegações dos dois países, a 17 de maio de 2022 em Abidjan, foi lançado um apelo aos atores da indústria do cacau para a aplicação do diferencial de Receita Decente (DRD), um mecanismo que permite pagar diretamente aos produtores uma soma de 400 dólares americanos por tonelada de cacau.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/FK/IZ 19maio2022