Agência Panafricana de Notícias

Gana e Burkina Faso definem apuramento aos quartos-de-final

Luanda- Angola (PANA) -- O Gana e o Burkina Faso defrontam-se esta terça-feira à tarde, em Luanda, numa partida que vai determinar a segunda qualificação do Grupo B para os quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações em futebol (CAN 2010).
A primeira equipa qualificada do Grupo B sediado em Cabinda (norte de Angola) foi a Côte d'Ivoire mercê da sua vitória de 3-1 sobre o Gana, na segunda jornada, e dum empate de 0-0 com o Burkina Faso na partida inaugural, após a desistência do Togo.
O jogo desta terça-feira, no Estádio Nacional 11 de Novembro pelas 17 horas locais (16h00 TMG), vai igualmente definir os adversários de Angola e da Argélia nos quartos-de-final.
Estas duas últimas garantiram a sua passagem para a fase seguinte da prova depois de um empate entre si (0-0) no jogo da terceira e última jornada da primeira fase do Grupo A liderado por Angola com cinco pontos à frente da Argélia (quatro pontos), do Mali (quatro pontos) e do Malawi (três pontos).
O calendário estabelecido pela Confederação Africana de Futebol (CAF) indica que, nos quartos-de-final, o líder do Grupo A joga contra o segundo classificado do Grupo B e o primeiro deste contra o segundo da série A.
Por seu turno, o Egipto garantiu de forma antecipada o seu apuramento no Grupo C apesar de ainda faltar uma jornada para o final da primeira fase em que somou seis preciosos pontos em duas partidas, derrotando a Nigéria (3-1) e Moçambique (2-0).
Assim, o segundo assento desta série nos quartos-de-final vai ser disputado quarta-feira pelas selecções do Benin, de Moçambique e da Nigéria.
Esta última encontra-se numa situação relativamente vantajosa que carece apenas de um empate com os Moçambicanos.
A Nigéria já traz três pontos obtidos na segunda jornada em que derrotou o Benin por 1-0 depois do desaire inaugural diante do campeão em título, Egipto, ao passo que os outros dois concorrentes têm apenas um ponto cada saído do empate entre si (2-2) no jogo de abertura.
Neste sentido, para chegar aos quartos-de-final, Moçambique terá obrigatoriamente de vencer a Nigéria, uma tarefa nada fácil uma vez que o adversário tentará a todo o custo realizar também o sonho da transição para a fase seguinte.
Também o Benin, se quiser permanecer na prova, terá de bater a poderosa formação egípcia e depender ao mesmo tempo do desfecho do jogo entre a Nigéria e Moçambique.
Para os jogos da fase final, as equipas apuradas deste Grupo C vão cruzar com os dois qualificados da série D sediada no Lubango e actualmente liderada pelo Gabão com quatro pontos.
As posições seguintes no Grupo D são ocupadas pelos Camarões (três pontos), pela Tunísia (dois pontos) e pela Zâmbia (um ponto).
Neste Grupo, tudo está praticamente em aberto, estando cada uma das quatro equipas a sonhar com a transição embora o Gabão, líder da série, esteja numa posição mais confortante.
Para este último, poderá bastar um empate no próximo jogo com a Zâmbia e contar com um deslize dos Camarões ou da Tunísia.