Accra, Gana(PANA) - O Presidente do Gana, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, ordenou ao Exército o desdobramento de 200 soldados nas zonas afetadas pela exploração ilegal de minas, uma prática comummente denominada “Galamsey”.
De acordo com um comunicado de imprensa do Ministério da Informação, esta decisão visa “fazer cessar imediatamente a exploração mineira em planos de água”.
Ela segue-se a um diálogo dos diferentes atores sobre a exploração mineira à pequena escala, no país, a 14 de abril último.
A operação iniciou-se quarta-feira, 28 de abril, em River Pra, nas regiões centro e oeste do Gana.
O Ministério da Defesa e Forças Armadas do Gana deve fornecer um dossiê pormenorizado da situação e esforços em matéria de desenvovimento sustentável, até esta sexta-feira, 30 de abril de 2021.
O Presidente Akufo-Addo reafirmou, na semana passada, o compromisso do seu Governo de resolver o fenómeno “Galamsey” no país.
"Nós somos todos testemunhas do que se tornaram os nossos principais planos de água tais como Brim, Pra, Ankobra. Todos estes planos de água estratégicos foram poluídos devido ao Galamsey”, disse.
Para o chefe de Estado ganense, são necessários esforços concertados e um plano para eliminar esta ameaça no país.
-0- PANA RA/NFB/JSG/FK/IZ 30abril2021