Agência Panafricana de Notícias

Gana descarta divergência com Côte d'Ivoire por causa de petróleo

Accra, Gana (PANA) – O Governo ganense minimiza a eventualidade dum conflito transfronteiriço com a sua vizinha do Oeste, a Côte d’Ivoire, que alega que alguns dos jazigos off-shore descobertos pelo Gana estão nas suas águas territoriais.

O problema foi levantado pelos Ivoirienses em 2010 e o Governo do Gana instalou uma Comissão Transfronteiriça para negociar as fronteiras marítimas com a Côte d’Ivoire.

O Gana fez igualmente propostas às Nações Unidas para alargar a sua plataforma continental, no quadro da Convenção da ONU sobre o Direito Marítimo, de 200 milhas a 350 milhas marinhas.

Os Ivoirienses escreveram às companhias petrolíferas do Gana para que elas evitem as zonas que eles afirmam estar na suas águas territoriais.

Mas, o ministro ganense dos Negócios Estrangeiros, Muhammad Mumuni, declarou que o petróleo do Gana não estava ameaçado, descartando riscos de que o seu país possa perder o seu novo jazigo petrolífero de Jubilee a favor da Côte d’Ivoire.

O chefe da diplomacia ganense refutou as especulações segundo as quais a Côte d’Ivoire buscaria tomar o controlo do campo de petróleo de Jubilee, acrescentando que o Governo protegeria e defenderia os interesses da nação.

-0- PANA MA/SEG/FJG/JSG/IBA/FK/TON 07dez2011