Agência Panafricana de Notícias

Gana decreta 3 dias de luto nacional pela morte de Presidente nigeriano

Accra- Gana (PANA) -- O Presidente do Gana, John Evans Atta Mills, decretou quinta-feira três dias de luto nacional em solidariedade para com "o povo irmão da Nigéria", depois da morte do Presidente Umaru Yar'Adua.
"O Governo e o povo do Gana souberam com profunda tristeza e sentimento de perda, da morte de Sua Excelência Alhaji Umaru Yar'Adua, Presidente da República Federal da Nigéria depois duma prolongada doença", indica um comunicado oficial.
Segundo a nota, o Presidente Yar'Adua era "um reconhecido homem de paz que trabalhou incansavelmente para manter o primado da lei e a ordem e restabelecer a segurança no Delta do Níger".
Segundo a mesma fonte, sob a Presidência de Yar'Adua, a Nigéria e o Gana continuarão a trabalhar juntos para reforçar a sua cooperação bilateral e para o seu desenvolvimento.
"No seio da CEDEAO (a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), o Presidente Yar'Adua era um parceiro precioso na nossa luta comum para institucionalizar os princípios e a prática da governação democrática e a continuação da integração regional enquanto instrumento estratégico do desenvolvimento económico e social da nossa região", acrescenta o documento.
Para a Presidência ganense, a morte do Presidente Yar'Adua é "uma grande perda", não só para a sua família e o povo da Nigéria, mas igualmente para África no seu todo.
"Em nome do Governo do Gana e no meu próprio, desejo apresentar as minhas condolências mais sinceras ao Presidente da Nigéria, sua Excelência Goodluck Jonathan, e à família enlutada", declarou Mills no comunicado.
"Partilhamos a sua dor face a esta perda irreparável e desejamos exprimir a nossa solidariedade para com eles neste momento de luto nacional", concluiu.