Gana confirma dois novos casos de coronavírus
Accra, Gana (PANA) - O Gana confirmou, na noite de quinta-feira, dois casos de coronavírus, no seu solo.
O ministro da Saúde, Kwaku Agyeman-Manu, disse num discurso televisivo que se trata de duas pessoas que regressaram da Noruega e da Turquia para o Gana.
O Noguchi Memorial Institute para a pesquisa médica de Accra confirmou esses dois casos quinta-feira.
Mais de 50 casos suspeitos testaram negativo para o novo coronavírus.
De acordo com o ministro, os dois pacientes estão atualmente isolados e o seu estado é estável.
"O Governo do Gana, em colaboração com todos os seus parceiros no setor da saúde, vai trabalhar arduamente para garantir que a situação esteja sob controlo", garantiu Agyeman-Many.
Ele disse que o Ministério da Saúde iniciou processos de busca de pessoas que possam ter entrado em contacto com os dois casos confirmados.
"Quero assegurar a todos os Ganenses que o Governo com todos os seus parceiros de saúde continuará a trabalhar arduamente para garantir que a situação esteja sob controlo. Ambos os pacientes estão sendo mantidos isolados e estáveis. Iniciamos processos de busca de contactos", acrescentou o Ministério da saúde.
O Presidente Nana Addo Dankwa Akufo-Addo disse, na noite de quarta-feira, que havia instruído o ministro das Finanças a disponibilizar 100 milhões de dólares americanos para reforçar o plano de contingência e resposta do Gana ao COVID-19.
Os fundos serão utilizados para financiar a expansão das infraestruturas, a compra de materiais e equipamentos e a sensibilização da população.
-0- PANA MA/NFB/DIM/IZ 13março2020