Agência Panafricana de Notícias

Gana confirma contacto da CAF para acolher CAN 2015

Accra, Gana (PANA) – O Governo do Gana confirmou ter recebido uma correspondência da Confederação Africana de Futebol (CAF) para albergar o Campeonato Africano das Nações 2015 (CAN) depois da desistência de Marrocos por razões ligadas aos riscos de propagação do vírus do Ébola.

O ministro ganense da Juventude e Desportos, Mahama Ayariga, citado pela rádio Citi FM de Accra, disse que a instância reitora do futebol africano considera o Gana como um país que dispõe de potencial para poder acolher rapidamente este grande evento do futebol africano.

Ayariga declarou que « a CAF enviou-nos uma correspondência alguns dias antes e informou-nos que Marrocos deu indicações firmes que iria desistir caso a CAF não adiasse a competição. A CAF indicou igualmente que mantinha as suas datas, mas que vai aceder ao pedido das autoridades de Marrocos e tomar uma decisão durante esta reunião".

« Enquanto isso, ela enviou correspondências a alguns países que considera capaz de constituir uma alternativa em caso de desistência de Marrocos », afirmou.

Marrocos endereçou uma correspondência à CAF para o adiamento da competição prevista para 17 de janeiro a 8 de fevereiro por razões ligadas ao vírus do Ébola que fez cerca de quatro mil e 500 mortos na Guiné Conakri, na Serra Leoa e na Libéria.

A CAF foi categórica que manterá as datas apesar do pedido de Marrocos, mas acrescentou que vai examiná-lo durante a reunião do próximo executivo a 2 de novembro.

A Guiné Conakri, que é um dos países afetados pelo vírus do Ébola, disputa os seus jogos em casa em Marrocos, depois da proibição pela CAF de jogos nos três países afetados pela febre hemorrágica.

A Serra Leoa disputa os seus jogos em casa nos Camarões, enquanto a Libéria não se qualificou para esta última fase das eliminatórias.

-0- PANA MA/ASA/BEH/SOC/MAR/TON 17outubro2014