Gana com 4012 casos confirmados de coronavírus
Accra, Ghana (PANA) - Os casos confirmados de covid-19, no Gana, explodiram para 4012, o que representa um aumento recorde de 921 casos sobre a última atualização.
De acordo com o GHS, foram relatadas mais 20 pessoas curadas, elevando o número total de pessoas curadas para 323, enquanto o número de mortes, 18, permaneceu inalterado.
O GHS afirmou que mais de 50 por cento dos novos dizem respeito a uma unidade industrial com cerca de 1300 trabalhadores, dos quais 533 apresentaram resultados positivos.
A Região da Grande Accra tem 3436 casos, a região de Ashanti, 210 e a Região leste, 96.
O governo levantou recentemente o confinamento parcial em três cidades e dois municípios das regiões da Grande Acra e Ashanti.
O Gana realizou mais de 100 000 testes até agora.
O país da África Ocidental está a registar um aumento dos casos de infecção, enquanto as autoridades informam que o Gana pode ter atingido o pico da epidemia mas ainda não está fora de perigo.
De acordo com o diretor de Saúde Pública do Serviço de Saúde do Ghana (GHS), Ebenezer Badu Sarkodie, a taxa de infeção ainda não diminuiu, mas só o fará se forem respeitadas as medidas preventivas contra o vírus.
O principal partido da oposição, Congresso Nacional Democrático (NDC), criticou o governo, afirmando que "estas declarações só reforçarão uma falsa sensação de segurança entre a população ghanesa, que mascara o perigo que enfrentamos".
Haruna Iddrisu, líder da minoria no Parlamento, declarou numa conferência de imprensa na quinta-feira última que o governo não tinha conseguido antecipar as consequências devastadoras que a epidemia de COVID-19 teria na vida social e a economia, e estava mal preparado para mitigar o golpe nas populações e famílias mais vulneráveis quando a contenção se tornou necessária.
-0- PANA MA/VAO/NFB/DIM/IZ 10 maio2020