Agência Panafricana de Notícias

Gana anuncia primeiros casos de gripe suína

Accra- Gana (PANA) -- O Gana anunciou quinta-feira os primeiros casos de gripe suína registado no país após dois membros duma mesma família terem sido testados positivos com o vírus AH1N1.
O vice-ministro da Saúde do Gana, Ben Kumbour, afirmou que uma jovem e o seu irmão foram testados positivos e que estavam a ser vigiados ao mesmo tempo que os outros membros da sua família.
A jovem, que não saiu do país, deslocou-se à clínica do aeroporto internacional de Kotoka, em Accra, quando tinha ligeiros sintomas de gripe depois de ter sido contaminada pelo seu irmão vindo do Reino Unido.
Os testes feitos a ela e ao seu irmão revelaram-se positivos.
Mas, as autoridades sanitárias do Gana asseguraram imediatamente que controlavam a situação e que a população não deverá entrar em pânico.
O vice-ministro da Saúde disse que foi lançado um plano de acção nacional contra a gripe suína, que compreende encontros diários de todos os comités técnicos a nível nacional, a intensificação da sensibilização e da vigilância da população para uma detecção rápida dos novos casos e das directivas dadas a todos os estabelecimentos sanitários públicos e privados para que estejam prontos a receber e assistir os pacientes.