Agência Panafricana de Notícias

Gambianos nos Estados Unidos protestam diante da sede das Nações Unidas

Banjul, Gâmbia (PANA) - Gambianos residentes nos Estados Unidos pretendem organizar uma manifestação diante da sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, a 24 de setembro, na sequência da execução de nove prisioneiros condenados à morte, anunciaram quinta-feira os organizadores.

Num comunicado transmitido à PANA em Banjul, os organizadores indicaram que a manifestação vai articular-se em redor do tema "Jornada Gambiana de Indignação na Organização das Nações Unidas" e visa condenar as "execuções injustas e as violações flagrantes dos direitos humanos cometidas pelo Presidente Yahya Jammeh" da Gâmbia.

"Recentemente, nove pessoas foram injustamente executadas pelo Presidente Yahya Jammeh sem procedimento regular. Ele não tem respeito pela democracia, pelos direitos humanos e não permite a liberdade da imprensa", acrescentou o comunicado.

Após a execução dos nove prisioneiros condenados à morte, os Gambianos residentes na Europa, na América e no Senegal saíram à rua para se manifestar contra este ato.

Várias associações de defesa dos direitos humanos condenaram firmemente a execução, apelando ao Presidente gambiano para pôr termo às suas ações.

-0- PANA MLJ/VAO/AKA/TBM/IBA/MAR/TON 20set2012