Agência Panafricana de Notícias

Gambianos nos Estados Unidos manifestam-se contra detenção de predicador muçulmano

Dakar, Senegal (PANA) - Gambianos residente nos Estados Unidos da América pretendem organizar, sob a liderança da União Democrática dos Ativistas Gambianos (DUGA), uma manifestação e sessões de orações contra a detenção prolongada dum predicador muçulmano, o imame Baba Leigh, e de todos os "prisioneiros de consciência na Gâmbia", indica um comunicado dos organizadores transmitido quinta-feira à PANA em Dakar.

Segundo o comunicado, a sessão de orações deveria ter lugar sexta-feira e será seguida por uma manifestação no dia seguinte à frente do prédio da CNN, em Atlanta, na Georgia.

O comunicado indica que a sessão de orações e a manifestação têm como objetivo fazer pressão sobre as autoridades gambianas para obter a libertação do predicador e dos outros reclusos na Gâmbia.

"Numa altura em que continuamos a luta para a libertação do nosso país, ficar de braços cruzados não é uma opção", indica o comunicado.

A União Democrática dos Ativistas Gambianos exortou todos os Gambianos residentes nos Estados Unidos a participar nas manifestações.

O imame Baba Leigh faz parte de eminentes cidadãos gambianos recentemente detidos e presos pelas autoridades gambianas.

Ele teria sido detido pelos Serviços de Informações Gambianos (NIA), que negaram depois a sua detenção.

-0- PANA MLJ/MA/ASA/TBM/SOC/TON 28dez2012