Agência Panafricana de Notícias

Gambianos no Reino Unido denunciam violações flagrantes de direitos humanos

Dakar, Senegal (PANA) – Militantes e membros da associação “Gambian Society United Kingdom” enviaram uma petição ao primeiro-ministro britânico, David Cameron, para lhe informar das “violações flagrantes dos direitos fundamentais humanos na Gâmbia” durante o regime do Presidente Yahya Jammeh, soube a PANA de fonte associativa.

Membros da associação organizaram recentemente uma marcha de protesto nas ruas de Londres e apresentaram mais tarde uma petição à Primatura.

O grupo exortou o Governo britânico a utilizar as suas «altas funções e a exercer uma liderança » para pôr termo à «tirania oficial na Gâmbia, um país considerado como um oásis de liberdade e democracia incontestável até 1994».

Ele apelou igualmente à ajuda para a abertura dum «inquérito independente sobre o assassinato do jornalista gambiano Deyda Hydara » e para obter das autoridades gambianas o respeito « do veredito do Tribunal da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) no caso de Ebrima Manneh e Musa Sidykhan, que são ambos vítimas da crueldade do regime ».

Por outro lado, a associação instou à «libertação incondicional » de todos os prisioneiros políticos na Gâmbia.

Os militantes afirmaram ainda que as autoridades britânicas não deveriam reconhecer o Presidente Yaya Jammeh, recentemente eleito, pois segundo eles, « os agentes de segurança foram utilizados para instilar o medo no seio da população durante a recente eleição presidencial ».

-0- PANA MLJ/BOS/AKA/TBM/FK/TON 19dez2011