Agência Panafricana de Notícias

Gambianos exigem criação de comissão de saúde para gerir problemas sanitários

Banjul, Gâmbia (PANA) – Habitantes no distrito de Jokadou, no norte da Gâmbia, sugeriram uma disposição constitucional para a criação de uma Comissão de Saúde para enfrentar problemas de saúde no país, constatou a PANA no local.

Eles fizeram essa sugestão à Comissão de Revisão Constitucional (CRC), que realiza uma visita ao Distrito de Jokadou, na divisão North Bank, como parte do seu processo de consulta nacional.

Durante uma reunião organizada em Kerr Jarga Jobe, no distrito de Jokadou, camponeses afirmaram aos membros da Comissão que o setor da saúde, em todo o país, está muito doente.

Segundo eles, o setor enfrenta muitos problemas que devem ser resolvidos e só a criação duma Comissão de Saúde pode permitir fazer face visto que só a Comissão do Serviço Público não pode gerir todos os problemas.

Este processo de consulta inscreve-se numa iniciativa da CRC a fim de envolver todos os Gambianos nos debates sobre elementos a incluir ou não na nova Constituição cuja elaboraçõ está curso.

Criada por uma lei do Parlamento gambiano em 2017, a CRC foi formalmente constituída em junho de 2018, após a nomeação e o emposse dos seus 11 membros perante o Presidente da República, Adama Barrow.

Dos onze membros deste órgão, seis são mulheres profissionais de uma integridade comprovada.

-0- PANA MLJ/MA/NFB/JSG/DIM/DD 13nov2018