Agência Panafricana de Notícias

Gambiano Abdoulie Janneh entra no Conselho de Administração da Fundação Mo Ibrahim

Paris, França (PANA) - O antigo secretário executivo da Comissão Económica para África (CEA), Abdoulie Janneh, foi admitido no fim de semana como membro do Conselho de Administração da Fundação Mo Ibrahim, soube a PANA segunda-feira junto da Fundação do empresário sudanês Mohamed Ibrahim, sediada em Londres.

A chegada de Janneh à estrutura dirigente da Fundação Mo Ibrahim foi oficializada em Dakar, capital do Senegal, por ocasião das reuniões dedicadas este ano aos problemas de emprego da juventude africana.

Janneh, que deixou em setembro passado as suas funções de secretário executivo da CEA, estará encarregue no Conselho de Administração da Fundação do diálogo com os Governos e as instituições internacionais.

Várias outras personalidades africanas, entre as quais o antigo Presidente do Botswna, Ketumile Masire; o ex-secretário-geral da Organisação de Unidade AfricaNA (OUA), o Tanzaniano Salim Ahmed Salim; e o Sul-Africano Jay Naido, secretário-geral-fundador do Congresso dos Sindicatos Sul-Africanos, têm assento no Conselho de Administração da Fundação Mo Ibrahim.

O antigo secretário executivo da CEA juntara-se sexta-feira passada, em Dakar, ao Conselho de Administração da Coligação para o Diálogo sobre África (CODA), uma estrutura apoiada pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), pela União Africana e pela CEA para favorecer debates sem tabu sobre os desafios do desenvolvimento em África.

-0- PANA SEI/AAS/MAR/IZ 12nov2012