Agência Panafricana de Notícias

Gâmbia reforça luta anti-corrupção

Banjul, Gâmbia (PANA) - A luta contra a corrupção na Gâmbia foi reforçada pela instalação duma comissão de combate ao fenómeno por instrução do Presidente gambiano, Yahya Jammeh, soube a PANA esta quarta-feira de fontes oficiais.

« Não podemos permitir-nos brincar com a corrupção pois ela constitui uma forma de cancro que é muito mortal, por isso instalamos uma nova comissão (para combater este flagelo) », declarou terça-feira à noite o Presidente Jammeh à televisão nacional gambiana.

O Presidente Jammeh disse que a sua decisão de aprovar a instalação da comissão se segue aos pedidos exprimidos pelos Gambianos.

"Há uma tolerância zero contra a corrupção, as drogas, a violação sexual e a morte. Possuir enormes recursos pode favorecer a corrupção; estes enormes recursos vão enriquecer uma minoria que vai pisar os outros e tornar-se senhores no país e os seus filhos vão aproveitar isso em detrimento das massas", sublinhou.

« Isto nunca vai voltar a acontecer », declarou o Presidente Jammeh durante uma entrevista para celebrar o 20º aniversário do golpe de Estado que o instalou no poder.

A Gâmbia está classificada na 127ª posição mundial, segundo o último Índice de Perceção da Corrupção publicado pela ONG de luta contra este fenómeno, a Transparência Internacional (TI).

-0- PANA MSS/SEG/ASA/IS/FK/TON 23julho2014