Gâmbia reabre aeroporto de Banjul em outubro de 2020
Banjul, Gâmbia (PANA) - O Aeroporto Internacional de Banjul reabrirá as suas portas até finais de outubro próximo, em virtude de regulamentações sanitárias estritas contra a propagação do coronavírus, declarou no último fim de semana o Ministério dos Transportes, Obras Públicas e Infraestruturas.
Num relatório, a que a PANA teve acesso, o Ministério frisou que a reabertura deste aeroporto é importante para a época turística na Gâmbia, prevista para outubro próximo a abril de 2021.
Durante este período, o aeroporto ocupa-se habitualmente dum tráfego importante em termos de passageiros, frete e movimentos de aviões.
De acordo com o relatório, em caso de reabertura do aeroporto, medidas de prevenção e de atenuação devem ser tomadas, tais como a quarentena sanitária, a fim de reforçar a segurança e a eficácia das operações de transporte aéreo e as das tripulações.
Todos os viajantes, à chegada ou na partida, devem ter um certificado de teste PCR Covid-19 negativo, emitido 72 horas antes da sua chegada ou partida de Banjul.
O relatório indica, entre outras medidas, que as companhias aéreas não devem transportar para o aeroporto da Gâmbia um passageiro que não apresente um certificado negativo do teste de covid-19.
Ele sublinha que todos os trabalhadores do aeroporto devem fazer verificar a sua temperatura antes e após o trabalho, em conformidade com as diretivas da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Câmaras de imagem térmica serão instaladas nas entradas principais utilizadas pelos trabalhadores do aeroporto para o controlo da sua temperatura, e o Governo apoiará o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI), nomeadamente máscaras faciais.
-0- PANA MSS/AR/AKA/TBM/FK/DD 21set2020