Gâmbia ratifica tratado de proibição completa de ensaios nucleares
Banjul, Gâmbia (PANA) - A Gâmbia ratificou o Tratado de Proibição Completa de Ensaios Nucleares (TICE), o que aumenta, para 171, o total de Estados que já o fizeram e aproxima o país da universalidade, soube a PANA de fonte oficial..
Numa declaração transmitida à PANA, quinta-feira, a Gâmbia assinou o TICE em 2003 e é parte ao Tratado sobre a Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e do Tratado de Pelindaba, que estabeleceu África como uma zona isenta de armas nucleares.
A ratificação do TICE sublinha, além disso “o compromisso inabalável do país (Gâmbia) a favor do desarmamento e da não proliferação nucleares.”
A cerimónia de assinatura do tratado foi realizada na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nos Estados Unidos, na presença do representante permanente da Gâmbia junto das Nações Unidas, Lang Yabou, e do responsável da Seção de Tratados do Escritório dos Assuntos Jurídicos das Nações Unidas, David Nanopoulos, indica o comunicado.
"Ao ratificar o TICE, a Gâmbia está a aproximar-se um pouco mais da promessa do mundo isento de ensaios de armas nucleares, ao desempenhar um papel central para garantir uma paz e segurança duradouras em África e no resto do Mundo. Através desta ação, nós reafirmamos igualmente o nosso compromisso para o multilateralismo e uma ordem mundial pacífica”, declarou Yabou.
O secretário-executivo do OTICE, Robert Floyd, congratulou-se com a liderança da Gâmbia e sublinhou o papel essencial de África no desarmamento e na não proliferação nucleares a nível mundial.
No total, 48 países affricanos ratificaram doravante o TICE, dos quais todos os membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
-0- PANA MSS/MA/BAI/IS/FK/DD 31março2022