Agência Panafricana de Notícias

Gâmbia lança campanha de economia de electricidade

Banjul- Gâmbia (PANA) -- O Governo gambiano lançou, sexta-feira, uma campanha nacional de sensibilização destinada a despertar na população a consciência da necessidade de reduzir o consumo da energia eléctrica, constatou a PANA no local.
A electricidade continua a principal fonte de energia da Gâmbia onde ela é toda produzida a partir de produtos petrolíferos tornando-se na fonte de energia mais cara neste contexto de aumento dos preços dos produtos petrolíferos, declarou durante a cerimónia de lançamento da campanha o ministro da Energia, Babucarr Jallow.
O Governo gambiano adoptou, desde Março de 2008, uma política de redução do consumo da energia com vista a facilitar o acesso de todos os Gambianos à electricidade.
A Gâmbia encoraja assim o uso de aparelhos de baixo consumo e aceitou renunciar aos impostos sobre lâmpadas eléctricas de baixo consumo.
"Este programa, apoiado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), tem como objectivo sensibilizar a população a poupar a energia para reduzir a factura energética dos lares, evitar consumo inútil de electricidade e reduzir a instalação e a manutenção de centrais suplementares que vão pesar forte sobre o orçamento do Estado", sustentou Jallow.