Banjul, Gâmbia (PANA) - A Gâmbia foi eleita à Comissão das Nações Unidas sobre a População e Desenvolvimento (CPD) para o mandato de 2023-2027 e ao Conselho de Administração da ONU-Mulheres para 2022-2024, a fim de representar o grupo África e promover os interesses do país.
O facto consta de uma declaração emitida terla-feira pelo responsável de Informação e Assuntos Culturais da Embaixada da Gâmbia em Washington, nos Estados Unidos.
A CPD representa um órgão subsidiário do Conselho Económico e Social (ECOSOC) das Nações Unidas, inicialmente criada enquanto “Comissão da População”, a 03 de outubro de 1946, depois transformada em “Comissão da População e Desenvolvimento” por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 19 de dezembro de 1994.
Este órgão do ECOSOC está encarregado de realizar pesquisas demográficas, apoiar os processos intergovernamentais em matéria de população e desenvolvimento e ajudar os países a desenvolver as suas capacidades de produzir e analisar dados e informações demográficas.
A Comissão integra 47 membros eleitos pelos membros do ECOSOC por um período de quatro anos. Para este ano, a reunião anual estatuária da Comissão está prevista para 25 a 29 de abril de 2022.
De acordo com a declaração, a Gâmbia, que é um dos 10 Estados africanos membros eleitos do Conselho Executivo da ONU-Mulheres, iniciou o seu mandato de três anos (2022-2024), em janeiro de 2022, por intermédio da sua missão permanente junto das Nações Unidas.
-0- PANA MSS/MA/BAI/IS/FK/IZ 19abril2022