Gâmbia denuncia autores de suposto golpe de Estado no seu território
Banjul, Gâmbia (PANA) - O Governo da Gâmbia denunciou um cabo da Marinha da Gâmbia, Sanna Fadera, como sendo o líder de um suposto compló de golpe de Estado contra o atual Presidente gambiano, Adama Barrow, descoberto quarta-feira última, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado a que a PANA teve acesso quinta-feira, o Governo gambiano aponta outros elementos envolvidos nesta conspiração, nomeadamente o cabo Touray, do 1.º Batalhão de Infantaria, Quartel Yundum; o cabo Ebrahima Sanno, da Polícia Militar, atualmente em licença para estudos, e o sargento Gibril Darboe da Marinha da Gâmbia.
Outros soldados supostamente envolvidos nesta trama e que estão a ser perseguidos são o cabo Njie B, do Batalhão de Guardas do Estado, o segundo-tenente Jadama, da Marinha da Gâmbia, e um certo Badjie, igualmente da Marinha da Gâmbia. Os primeiros nomes de Jadama e Badjie ainda não foram estabelecidos.
Enquanto isso, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) emitiu um comunicado no qual condena a suposta tentativa de golpe na Gambia.
"A Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) recebeu com consternação e profundo choque a notícia de uma tentativa de golpe na Gâmbia. A Comissão da CEDEAO condena firmemente a tentativa de derrubar um governo democraticamente eleito na Gâmbia e sublinha a posição da CEDEAO de rejeição total de qualquer mudança inconstitucional de Governo em qualquer Estado-membro", refere o mesmo documento.
A Comissão da CEDEAO agradeceu aos líderes gambianos e aos serviços de segurança por terem frustrado o suposto compló.
"A Comissão da CEDEAO felicita os dirigentes e o pessoal dos serviços de segurança da Gâmbia pela sua adesão ao papel constitucional e por frustrarem esta conspiração ilegal. A Comissão da CEDEAO apoia firmemente o governo democraticamente eleito da Gâmbia e mais uma vez reitera a sua condenação total da tentativa de golpe”, lê-se na nota.
-0- PANA MSS/MA/MTA/IS/MAR/DD 23dez2022