Banjul, Gâmbia (PANA) – O Presidente gambiano, Adama Barrow, decretou, esta quarta-feira, um período de luto nacional de sete dias pela morte do primeiro Presidente do país, Dawda Kairaba Jawara.
Segundo a Presidência, em Banjul, o período de luto oficial começou terça-feira, 27 de agosto, e vai durar até segunda-feira, 2 de setembro de 2019.
O Presidente Barrow também ordenou que, durante este período, a bandeira nacional da Gâmbia seja colocada à meia haste em todas as instituições públicas, segundo a mesma fonte.
Entretanto, o porta-voz do Governo gambiano, Ebrima Sankareh, declarou igualmente junto dos serviços da Radiotelevisão Gambia (GRTS), que o ex-Presidente Jawara será sepultado, esta quinta-feira à noite, nas instalações da Assembleia Nacional, em Banjul.
Será realizada uma procissão fúnebre de Estado depois de os restos mortais do ex-Presidente serem depositados nas instalações da Assembleia Nacional e as orações e os ritos muçulmanos serem observados na mesquita central Kinf Fahad, em Banjul.
"Jawara receberá uma sepultura digna deste nome. Ele é o primeiro a dirigir a Gâmbia e o primeiro Presidente a morrer na Gâmbia, ele terá então uma grande honra e um privilégio de enterrá-lo no Parlamento", sublinhou Sankareh.
-0- PANA MLJ/VAO/MTA/IS/FK/IZ 28ago2019