Banjul, Gâmbia (PANA) - O ministro gambiano da Saúde anunciou a existência de uma epidemia de poliomielite, no país da África Ocidental, e apelou para uma ação urgente do sistema de saúde para ajudar a controlar a sua propagação.
Segundo uma nota enviada à PANA, em Banjul, o ministro Ahmadou Lamin Samateh indicou que foram detetados dois casos de poliomielite na capital e em Kotu, localidade localizada a 15 quilómetros desta cidade.
Precisou que duas amostras ambientais colhidas em estações de tratamento de esgotos, sendo uma em Banjul e outra em Kotu, deram positivo ao vírus da poliomielite tipo 2.
« Isso criou uma situação epidêmica no país, visto que um único caso positivo do vírus da poliomielite é considerado uma epidemia em virtude do Regulamento Sanitário Internacional de 2005, exigindo, portanto, uma resposta urgente para interromper a transmissão ", disse o ministro.
O último caso de pólio detectado, na Gâmbia, data de 1986, e o país foi certificado como livre da pólio, em 2004.
De acordo com o comunicado, Banjul alcançou e manteve a cobertura máxima da vacina contra a poliomielite como parte do seu compromisso com a erradicação da poliomielite em todo o mundo.
-0- PANA MSS/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 20agosto2021