Banjul, Gâmbia (PANA) - O ministro gambiano do Turismo e Cultura, Hamat NK Bah, apelou quarta-feira à juventude africana para que aproveite as oportunidades que os seus países oferecem e deixem de arriscar as suas vidas, realizando viagens de alto risco para a Europa.
O dignitário gambiano falava no Fórum Regional de 48 horas sobre "Género, Direitos Humanos e Paz", que acaba de terminar na Gâmbia e no qual participaram centenas de jovens de todas as regiões do continente.
"Porquê que as pessoas se suicidam em alto mar indo para a Europa, quando se deixa para trás um continente cheio de oportunidades ?", interrogou-se o governante, antes de convidar a juventude africana a participar no processo político em África, por acreditar que as decisões políticas afetam todas as áreas da vida de um país.
"Porquê que vocês têm o complexo de se envolver na vida política e nos processos políticos dos vossos países?", perguntou Hamat NK Bah aos jovens do continente, afirmando que "vocês devem participar nos processos políticos e económicos dos vossos países e ter acesso equitativo à partilha do bolo nacional.
Este fórum de 48 horas foi organizado conjuntamente pela UNESCO e pela Trust Africa, entre outros parceiros.
O encontro decorreu sob o lema "Envolver os jovens líderes africanos na implementação das agendas 2030 e 2063, acelerando transformações sociais positivas para uma África pacífica, inclusiva e próspera".
-0- PANA MLJ/RA/BAI/TBM/DIM/IZ 01nov2019