Agência Panafricana de Notícias

Gâmbia continua a ser isenta do vírus de Ébola, segundo Governo

Banjul, Gâmbia (PANA) – A Gâmbia continua isenta da doença do vírus de Ébola que fez mais de cinco mil mortos essencialmente em três países da África Ocidental, anunciou o Governo gambiano.

Reagindo aos rumores sobre a presença de um caso suspeito de Ébola no país, o diretor da Promoção da Saúde no Ministério da Saúde e Ação Social, Momodou Njai, declarou à PANA que o seu país ainda não registou nenhum caso desta doença e que não há motivos para se alarmar.

« Não existe nenhum caso do vírus de Ébola, não existe nenhum caso suspeito assinalado até ao momento. Sabemos que pessoas se alarmaram com a presença de um caso no Jammeh Fundation Hospital”, indicou segunda-feira o responsável gambiano, na sequência da revelação por um jornal online do surto dum caso suspeito neste pequeno país da África Ocidental.

Segundo Njai, o caso que suscitou o rumor é o dum homem morto de tuberculose neste hospital.

« Sabemos que, quando a TB (tuberculose) for crónica, o doença perde sangue. Tendo visto sangue sair do nariz desta pessoa, muitas outras entraram em pânico. Não há nenhum caso de Ébola (na Gâmbia) », insistiu.

Njai exortou a população a continuar a respeitar os métodos de prevenção que consistem, nomeadamente em lavar regularmente as mãos e assinalar qualquer caso suspeito ligando para um número verde (1025).

-0- PANA MSS/SEG/NFB/JSG/FK/DD 17nov2014