Agência Panafricana de Notícias

Gâmbia confirma presença de nova variante dr coronavírus em seu território

Banjul, A Gâmbia (PANA) - O Ministério gambiano da Saúde anunciou, domingo, que a nova variante da covid-19 (coronavírus) ou  SRAS-CoV-2, foi identificada durante a sequenciação de espécimes positivos pelo Laboratório Nacional de Saúde Pública da Gâmbia.

"A população deve estar ciente de que esta nova variante do vírus foi encontrada em países como a África do Sul e o Brasil, e pode ser encontrada noutros países", advertiu o Ministério num coimunicado.

Salientou que a descoberta desta nova cepa não altera as recomendações e estratégias de saúde pública.

Segundo o mesmo documento, a nova variante é mais contagiosa do que a estirpe viral que, atualmente, circula amplamente.

Apelou ao reforço do uso de máscaras faciais, ao distanciamento social do mundo exterior e ao confinamento de pessoas expostas a casos positivos.

Embora seja difícil saber se alguém tem a nova estirpe, estudos preliminares indicam que vacinas contra covid-19 atualmente desenvolvidas e utilizadas em alguns países são eficazes contra a nova variante, lê-se na nota.

"É, por isso, importante protegermo-nos a nós próprios e os outros, respeitando medidas tomadas por autoridades sanitárias", recomendou o Ministério da Saúde.

Salienta que o Ministério da Saúde, em colaboração com o ramo gambiano do Conselho de Investigação Médica e a London School of Tropical Medicine and Hygiene, continuará a recolher e a isolar os casos relacionados com a estirpe original da covid-19, a nova variante e a qualquer outra forma de vírus, em estrita conformidade com procedimentos padrão.

O Ministério da Saúde assegura à população que os testes covid-19 realizados na Gâmbia, pelo Laboratório Nacional de Saúde Pública e pelo Conselho de Investigação Médica e pela London School of Tropical Medicine and Hygiene na Gâmbia, são seguros e eficazes.

Aconselhou às populações a recorrerem a estas duas instituições para testes de despistagem e a certificação de amostras da covid-19, de acordo com o comunicado.

-0- PANA MSS/MA/NFB/JSG/DIM/DD 25janeiro2021