Banjul, Gâmbia (PANA) - O Governo gambiano confirmou quarta-feira a detenção de quatro militares ligados a um alegado plano de golpe de Estado na Gâmbia, anunciou o porta-voz e conselheiro presidencial para a Diáspora gambiana, Ebrima G. Sankareh.
O Governo da Gâmbia anuncia que, com base em informações segundo as quais alguns soldados do Exército estavam a tramar para derrubar o Governo democraticamente eleito do Presidente Adama Barrow, o alto comandante das Forças Armadas da Gâmbia (GAF, sigla), segundo a mesma fonte.
"Porém, numa rápida operação militar realizada ontem (terça-feira), prendeu quatro soldados ligados a este suposto plano de golpe", disse o Governo num comunicado divulgado quarta-feira.
O Governo disse que os soldados presos estão a auxiliar a polícia militar nas suas investigações, mas que a identidade dos policiais presos e dos foragidos ainda não foram reveladas.
"O Exército estão no encalço de outros três supostos cúmplices", lê-se no documento.
Os cidadãos, residentes e membros do corpo diplomático e consular são convidados a continuar as suas atividades normais, porque a situação está totalmente sob o controlo e não há motivos de pânico, segundo a mesma fonte.
Além disso, o Governo disse que as investigações sobre o caso continuam, exortando ao mesmo tempo o público a prosseguir com seus negócios, controlada que está a situação.
-0- PANA MSS/RA/MTA/JSG/MAR/DD 22dez2022