Agência Panafricana de Notícias

Gâmbia chamada a ratificar convenção sobre armas de munições cluster

Banjul, Gâmbia (PANA) – O Escritório Gambiano da Rede Oeste-Africana para Paz (WANEP) lançou segunda-feira um apelo ao Governo gambiano para que ratifique a Convenção sobre as Armas de Munições Cluster, soube a PANA no local nesta terça-feira.

« Aprovando os objetivos do tratado, o WANEP felicitou os Governos que assinaram e ratificaram a convenção e pede igualmente aos governos como a Gambia, que ainda não ratificaram a Convenção para o fazerem», declarou a organização sub-regional num comunicado.

O apelo foi lançado no quadro da celebração, segunda-feira última, do primeiro aniverssário da entrada em vígor da Convenção sobre as Armes de Munições Cluster.

Para marcar este dia, o WANEP Gambia apelou a todo o mundo para "se juntar à equipa », lutando para um « mundo livre de bombas de fragmentação e de outros munições ».

A Organização Não GOvernamental (ONG), em colaboração com os seus parceiros, como a Federação Gambiana para Portadores de Deficiências (GFD), organizou manifestações desportivas na segunda capital da Gambia, Serre Kunda, para marcar a ocasião.

A Convenção sobre as Armas de Munições de Cluster entrou em vígor a 1 de agosto de 2010 após 38 países a terem ratificado.

A Convenção visa acabar com a violência e a hostilidade no mundo e os militantes esperam que isso possa consolidar a paz no mundo inteiro.

-0- PANA MLJ/VAO/AKA/DIM/DD 02agosto2011