Gâmbia celebra 54.º aniversário de sua independência
Banjul, Gâmbia (PANA) – Os Gambianos celebraram, segunda-feira, o 54.º aniversário da independência do seu país por um desfile impressionante de alunos e das forças de segurança em McCarthy Square, em Banjul, capital deste pequeno país da África Ocidental.
Na ocasião, o Presidente gambiano, Adama Barrow, passou em revista os sucessos registados pelo seu Governo, desde a sua ascensão, em fevereiro de 2017, ao poder.
"Nós registamos um grande sucesso durante esta legislatura. Levamos a cabo reformas institucionais e instalamos várias comissões, nomeadamente a Comissão de Revisão da Constituição”, anunciou o Presidente gambiano.
"O meu Governo estabilizou a economia, que deverá continuar a aumentar”, acrescentou o Presidente Barrow, defendendo também as virtudes do patriotismo e a necessidade, para os seus compatriotas, de se mostrarem patrióticos para que a Gâmbia some vitórias.
Apelou aos Gambianos para se unirem e trabalharem para o desenvolvimento da sua nação.
O chefe do Estado gambiano também advertiu os “sabotadores” do seu Governo para se absterem de qualquer ato que bloque o progresso da nação.
Segundo Barrow, o seu Governo é inclusivo.
Ele considera-se, a si próprio, como um unificador e um pacificador da Nova Gâmbia, após 22 anos de didatura e de divisão sob o regime do ex-Presidente Yahya Jammeh, derrubado nas eleições de novembro de 2016.
No quadro destas celebrações, Barrow condecorou vários oficiais miliares que demonstraram lealdade para com a Gâmbia durante o impasse político que se seguiu às eleições de 2016 que puseram termo a 22 anos de ditadura de Yahya Jammeh.
Pouco após o desfile civil e militar, Barrow visitou Dawda Kairaba Jawara, o primeiro Presidente da Gâmbia, no seu domicílio de Faraja, em Serre Kunda, em homenagem aos sacrifícios e à estatura do estadista excecional dos pais fundadores da Gâmbia.
-0- PANA MLJ/RA/NFB/JSG/FK/DD 19fev2019