Agência Panafricana de Notícias

Gâmbia adverte de cúmulo de moedas estrangeiras em seu território

Dakar, Senegal (PANA) – A Presidência gambiana apelou aos corretores em divisas para não cumular as divisas, “pois isto está contrário à lei” em vigor neste país, de acordo com uma declaração da mesma divulgado esta segunda-feira.

A advertência foi feita na sequência da forte depreciação da moeda gambiana, o dalasi, em relação às moedas estrangeiras, nomeadamente o dólar americano, indica a nota.

O Presidente gambiano, Yahya Jammeh, exprimiu igualmente a sua preocupação pela depreciação rápida do valor do dalasi, imputando esta situação aos sabotadores económicos.

"Esta situação é inaceitável e, assim sendo, a taxa de câmbio do dólar americano está fixada no máximo em 37 dalasis para um dólar, com efeito imediato", lê-se num comunicado de imprensa da presidência.

O Governo gambiano anunciou ainda que qualquer pessoa que desejar transferir divisas para fora da Gâmbia deve fazê-lo por intermédio dos bancos.

"No entanto, quando isto é aboslutamente necessário para um indivíduo transportar o dinheiro para fora do país, a soma não deve ultrapassar 10 mil dólares americanos e deve ser declarada a nível do ponto de saída senão ela será confiscada", advertiu.

A Presidência gambiana ameaçou também os indivíduos implicados na poupança de divisas com ações judiciais.

-0- PANA MLJ/VAO/AKA/TBM/IBA/FK/DD 29julho 2013