Gâmbia adota novo modelo de licença petrolífera
Banjul, Gâmbia (PANA) – O Governo gambiano revisou e emendou o seu modo de concessão de licenças petrolíferas relativas à prospeção, à valorização e à produção petrolíferas e sublinhou a necessidade de conformar-se com as normas internacionais.
O ministro gambiano do Petróleo e Energia, Fafa Sanyang, depois de informar quarta-feira o Presidente Adama Barrow, declarou que este novo modelo de licença "está conforme com as normas internacionais, o que constitui uma melhoria em relação aos anteriores. Ele vai então constituir a nova base para qualquer futura negociação para a Gâmbia”.
O governante gambiano informou, quarta-feira, o Presidente Barrow sobre o modelo de licença revisto e modificado para o petróleo da Gâmbia.
Segundo este novo modelo, a empresa FAR da Austrália (FAR) e a empresa petrolífera e gás da Malásia, PETRONAS, controlam doravante 50 porcento das ações dos blocos A2 e A5.
o ministro do Petróleo e Energia indicou que as licenças existentes das FAR e PETRONAS para os blocos A2 e A5, assinadas em 2012, devem ser exploradas nos limites do novo modelo de licença, o que permitirá retomar as obras de exploração em curso nestes blocos.
Ele sublinhou que as participações nas licenças revistas controladas pelas FAR e PETRONAS representam atualmente 50 porcento cada, enquanto o Governo gambiano se reserva o direito de adquirir até 15 por cento de participação.
-0- PANA MSS/VAO/ASA/BEH/SOC/FK/IZ 3out2019