Agência Panafricana de Notícias

Gâmbia acolhe reunião extraordinária sobre Sudão do Sul

Dakar, Senegal (PANA) - A Gâmbia acolhe desde segunda-feira uma reunião extraordinária do Conselho Africano para a Paz e Segurança sobre o conflito em curso no Sudão do Sul, indica um comunicado do Governo gambiano.

A Gâmbia assume a presidência em exercício do Conselho Africano para a Paz e Segurança, e a reunião terá por objetivo encontrar uma solução ao confronto político que se vive no Sudão do Sul.

O Governo gambiano exortou todas as partes interessadas sul-sudanesas a demonstrar contenção e evitar qualquer ação que torne a situação atual impossível de gerir.

Destacou os instrumentos pertinentes da União Africana e reiterou a sua posição a favor de uma resolução pacífica dos diferendos políticos pelo diálogo e pela reconciliação.

O ministro gambiano dos Negócios Estrangeiros, Abubacarr Senghore, citado pela imprensa local, afirma que a prioridade imediata da reunião de Banjul é pôr termo ao conflito.

"O banho de sangue deve cessar imediatamente. As armas devem calar-se. Trata-se da mais nova nação independente de África que esteve durante muito tempo em guerra com o Sudão. Algo de muito importante deve ser feito e é por isso que o Presidente Jammeh convocou esta reunião em Banjul na qual 14 membros do Conselho da UA para a Paz e Segurança foram convicados", acrescentou Senghore.

-0- PANA MLJ/VAO/MTA/TBM/SOC/MAR/IZ 31Dezembro2013