Agência Panafricana de Notícias

Gâmbia abre fronteiras e afrouxa restrições ligadas à covid-19

Banjul, Gâmbia (PANA) - O Presidente gambiano, Adama Barrow, declarou sexta-feira a abertura de todas as fronteiras terrestres e marítimas da Gâmbia, com efeito imediato, soube a PANA de fonte oficial no local.

A decisão resulta de relatórios encorajadores do seu Subcomité Governamental sobre a Covid-19 e de consultas com o Comité Nacional Emergência de Saúde, segundo a fonte.

O Presidente gambiano tinha encerrado as fronteiras do país a 19 de maio de 2020 para proteger pessoas dos efeitos devastadores da pandemia global do coronavírus.

"Devido à reconstrução e modernização em curso do Aeroporto Internacional de Banjul (BIA) e em conformidade com melhores práticas internacionais rigorosas da aviação, espera-se que o BIA retome operações em grande escala até 31 de outubro de 2020", regozijou-se o estadista gambiano.

"Do mesmo modo, com base no aconselhamento técnico sobre a covid-19 e no dos comités nacionais de emergência sanitária, sujeitos às diretrizes específicas do regulamento da Proteção da Saúde Pública (doenças infeciosas perigosas) de 2020, o Presidente Barrow flexibiliza por este meio as restrições às discotecas e casinos em toda a Gâmbia", de acordo com um comunicado entregue à PANA.

-0- PANA MSS/AR/ASA/TBM/DIM/DD 17outubro2020