Agência Panafricana de Notícias

Gâmbia, Senegal e Guiné Bissau inauguram projetos da OMVG

Banjul, Gâmbia (PANA) - O Presidente Adama Barrow, da Gâmbia, recebeu sábado os seus homólogos Macky Sall do Senegal e Umaro Sissoco Emabló da Guiné-Bissau, no quadro da inauguração dos projetos de energia da Organização para a Valorização do Rio Gâmbia (OMVG) e a instalação da subestação  de Soma, na região de Lower River.

Adama Barrow lançou a primeira subestação da OMVG, projeto de energia em Soma, em 2019. A outra estação deverá ser em Brikama, na região da costa oeste.

O projeto de eletricidade de 722 milhões de dólares americanos vai beneficiar a quatro países membros, incluindo a Gâmbia.

Permitirá ligar a rede gambiana à energia hidroelétrica fornecida pela linha de transmissão e de distribuição do projeto de interconexão da barragem de Samba Ngallo, na Guiné.

O projeto priorizará locais como os Kiangs, que não têm eletricidade desde a independência, em 1965.

Os outros países do projeto OMVG são o Senegal, a Guiné-Bissau e a Guiné-Conakry.

No seu discurso, o Presidente Barrow disse que a eletricidade era um grande catalisador para o desenvolvimento e que a disparidade gritante entre a procura e a oferta de eletricidade no país era suficiente para sublinhar a importância deste projeto.

-0- PANA MSS/RA/BAI/JSG/SOC/MAR/IZ 24out2021